7 de janeiro de 2010

Um olhar sobre a metodologia AGILE

Já ouviram falar na metodologia AGILE? E no desenvolvimento ágil de software? Esta é uma metodologia emergente que permite a profissionais de diversas áreas, produzirem produtos/serviços mais fiáveis funcionais e satisfatórios.

Apesar de serem muitos os métodos disponíveis para a aplicação desta metodologia, todos eles se baseiam numa mesma premissa-base: interacções.

Tendo entre mãos um projecto de desenvolvimento de software, aplicar uma metodologia AGILE significa seguir um conjunto de normas e práticas que, exigindo constante comunicação e colaboração entre os seus vários intervenientes, permite obter um software final adequado aquilo que o cliente realmente quer.

Esta metodologia tem-se mostrado extremamente útil para reger projectos de engenharia de software, auxiliando os developpers e gestores de projecto a adaptarem o mesmo ao longo do seu ciclo de planeamento, criação e produção.

Algumas das principais vantagens:

  • Redução do tempo de entrega da primeira versão do software pedido;
  • Por ser um processo interactivo, o cliente vai participando e sugerindo afinações do software;
  • Menor risco do software não cumprir as expectativas do cliente;
  • Aproximação entre developpers e gestores - porque implica muita comunicação;

Num mercado em que os clientes são, cada vez mais, exigentes com aquilo que compram, compete à empresa conseguir personalizar ao máximo aquilo que tem para vender, afirmando, assim, a sua vantagem competitiva.

Paula Braz

referências consultadas: wikipédia