15 de fevereiro de 2010

As etapas do desenvolvimento de software

Sucesso e rigor são apenas algumas das metas que a Open Solutions se preocupa em alcançar, sempre que desenvolve uma solução para um cliente. Muito para além do retorno monetário, a satisfação do cliente é o mais importante.

De forma a chegar ao fim do desenvolvimento de um software e alcançar todos estes objectivos, torna-se necessário seguir um conjunto de etapas, onde “pequenos” aspectos como a usabilidade e o GUI (Graphic User Interface) são cruciais.

O desenvolvimento de um software é composto por seis fases:

  • Análise de Requisitos

  • Modelação

  • Desenvolvimento

  • Testes

  • Implementação

  • Formação

Cada uma destas fases tem uma importância crucial, pois só respeitando e cumprindo cada uma delas é possível chegar a um resultado final igual ou superior aquele que foi determinado inicialmente.

Mas, apesar de podermos definir estas seis fases, nem tudo é “pura ciência”. É fundamental um constante acompanhamento por parte do cliente, e um refinamento de cada fase ao longo de todo este processo. Só assim será possível corresponder o mais fielmente possível às suas expectativas.

Em suma, mais do que uma relação entre empresa e cliente, é necessário criar uma relação de parceria em cada projecto. Esta é sem dúvida a filosofia da Open Solutions - envolver-se com o cliente e colaborar com ele como se de um verdadeiro parceiro se tratasse.

Pedro Faustino













12 de fevereiro de 2010

Competitividade Para Todos

"Competitividade para Todos" vai mostrar às PME's formas de serem competitivas no mercado actual.

É já no próximo dia 11 de Março, a partir das 09H00, que decorrerá o 1º evento Open Solutions, na DNA Cascais. "Competitividade para Todos" é o tema que vai mostrar às PME's práticas a adoptar e ferramentas a utilizar para serem competitivas na conjectura actual.

IP Brick, DNA Cascais, Gestix, Open Solutions e Power Piece são os players presentes em palco, num evento que se pretende que crie valor a muitos profissionais das PME's portuguesas.

As inscrições são gratuitas mas limitadas. Reserve já o seu lugar!













8 de fevereiro de 2010

Equipa Open Solutions, testa a sua pontaria!



No final da tarde do passado dia 28 de Janeiro, a equipa da Open Solutions resolveu testar a sua pontaria numa partida de Bowling em Birre, Cascais.

Uns com mais habilidade para a prática da modalidade do que outros, facto é que todos se divertiram e descontraíram!











3 de fevereiro de 2010

Gerir a relação com o cliente em Open Source!

Sabem o que significa a sigla CRM? Apesar de ser um termo mais comum nas discussões entre marketeers e gestores, tem vindo a chamar a atenção de profissionais TI, que vêem nos softwares CRM um mercado em rápida ascensão.

O termo CRM significa Customer Relationship Management, ou Gestão da Relação com o Cliente, e diz respeito a todas as ferramentas que permitem automatizar diversas funções de contacto. Alinhados a uma postura organizacional orientada para a satisfação do cliente, estas ferramentas informatizadas, permitem aos colaboradores darem respostas mais rápidas e eficazes.

De entre os vários produtos Open Source disponíveis no mercado, existe um que merece destaque, pelas funcionalidades nativas que possui, bem como a potencialidade de parametrização e desenvolvimento que permite.

O Sugar CRM é o software CRM Open Source líder de mercado e, na sua edição Community, abarca algumas das áreas mais importantes nas empresas: colaboração, marketing, vendas, suporte e reporting.

Enquanto coordenadora de marketing e comunicação, admito!... já não afiguro o meu dia-a-dia sem uma boa dose deste "açúcar".

Comecei por utilizá-lo na sua vertente colaborativa mas, há medida que o vou explorando, apercebo-me de que quase tudo o que envolve a relação com o cliente, pode ser feito no Sugar CRM.

É por isso que o meu dia começa com um belo café e a análise do calendário do Sugar CRM - reuniões, chamadas e tarefas pendentes, relacionadas com clientes, parceiros e fornecedores. Depois, é tempo de dar uma olhadela pelos projectos que vem a ser desenvolvidos, as leads (oportunidades de negócio) em curso e, ainda, campanhas de marketing planeadas ou em execução.

E, melhor que tudo, a partir de qualquer browser ou plataforma. E sabemos como a mobilidade é, cada vez mais, um aspecto crítico para quem trabalha.

Não custa nada fazer o download e experimentar!… garanto que não se vão arrepender.

Paula Braz

referências consultadas: wikipédia, sugar crm