6 de julho de 2012

Open source é fundamental para a inovação em software', diz CEO da Red Hat


Falando na abertura do Red Hat Summit 2012 para mais de 3 mil pessoas, o CEO da Red Hat, Jim Whitehurst, começou quase na aurora da história humana, discorrendo sobre a invenção da agricultura como a primeira indústria em um esforço coletivo de seres humanos para extrair valor da terra.

Desde aquele tempo até o nascimento da revolução industrial, diz ele, os seres humanos principalmente geraram valor diretamente de um único ativo físico: terra. Por volta de 1750, a revolução industrial começou a alterar esse modelo quando as máquinas que os seres humanos criaram para extrair valor da terra se tornaram a principal fonte de valor.

Mas já eram passados quase 60 anos da revolução industrial quando a inovação explodiu em uma escala sem precedentes, e Whitehurst aponta a invenção do parafuso como um fator direto. Os seres humanos tinham automatizado o processo de criação de prendedores. Esses prendedores foram expulsos por chaves de fenda, e o mais importante, diz ele, é que qualquer chave de fenda funciona com qualquer parafuso (vários formatos de cabeça não funcionam), não importa quem fabricou.

"Sessenta anos após o início da revolução industrial, finalmente conseguimos peças padronizadas", diz ele. "Essa padronização foi fundamental para impulsionar a próxima onda de inovação na revolução industrial."

"Se porcas e parafusos na época fossem patenteáveis, se você tivesse que comprar sua chave de fenda da mesma empresa na qual comprou seus parafusos, o motor a jato não existiria hoje", acrescenta. "O motor de combustão interno não existiria sem peças padronizadas. O avião não existiria sem o motor de combustão interno."

E agora, 60 anos após o nascimento da Era da informação, em que o valor foi mais uma vez migrado de ativos industriais para ativos de informação, estamos vendo uma nova forma de componentização tomar posse. "Sessenta anos após a invenção do computador, estamos finalmente chegando às partes de peças padronizadas, a computação em nuvem", diz ele. "É super importante para impulsionar a próxima onda da computação".

Uma das coisas essenciais que a nuvem faz é implodir os custos de transação, enquanto as barreiras para mover informação digital dos produtores aos consumidores desaparecem. Para algumas empresas, isso é uma coisa ruim: ele aponta para uma imagem de uma loja com um visual desamparado, com prateleiras vazias. Mas enquanto a mudança é dolorosa para alguns, a combinação de componentização, padronização e implosão dos custos de transação é a receita para a inovação, diz ele.

"Estamos vendo isso em TI", observa. Ele acrescenta que os capitalistas de risco que fundaram empresas de TI muitas vezes falam com ele sobre startups, dizendo: "Esses caras não precisam de mais dinheiro. Eles estão apenas construindo a coisa, colocando-a no Amazon como software e serviço e o custo para entrar no mercado mudou fundamentalmente".

Mas enquanto o código aberto está aqui e é a escolha padrão para muitos novos projetos, Whitehurst diz que a comunidade deve continuar empurrando as fronteiras do código aberto se quiser que a explosão de inovação continue.

"As decisões que você faz, que todos fazemos, que TI faz em geral sobre os próximos anos, se vamos ter arquiteturas verdadeiramente abertas ou vamos apenas criar a próxima Microsoft é algo que será decidido nos próximos anos", diz ele. "É uma batalha que vamos ter que continuar a lutar ao longo dos próximos anos."

Fonte:UOL
http://idgnow.uol.com.br/ti-corporativa/2012/06/27/open-source-e-fundamental-para-a-inovacao-em-software-diz-ceo-da-red-hat/

Linus Torvald galardoado com o Prémio de Tecnologia do Milénio 2012


A Academia de Tecnologia da Finlândia reconhece em 2012 a importância do trabalho desenvolvido por Linus Torvald nos últimos 20 anos em software Open Source, através da criação do Kernel Linux e pelo impacto desta no desenvolvimento do software partilhado e da acessibilidade à web.

Este prémio bienal foi criado em 2004 e galardoou em edições anteriores personalidades como Sir Tim Berners-Lee, inventor da World Wide Web ou Michael Grätel pelo seu trabalho no desenvolvimento de células fotovoltaicas para a produção de energia renovável a baixo custo.

Apesar deste ser um evento relativamente recente, é um dos mais importantes, a seguir ao prémio Turing (considerado o Nobel das Tecnologias). O objectivo deste é distinguir acções cuja inovação não só tiveram um impacto significativo na vida actual das pessoas como também considerar o potencial e a relevância no desenvolvimento futuro da humanidade. As personalidades escolhidas e o valor pecuniário entregue, reforçam ainda a importância deste prémio.

Este ano, pela primeira vez em 8 anos na história do galardão, foram entregues dois prémios pelo presidente da República Finlandesa, Sauli Niinistö, e o valor do fundo disponível para este fim foi partilhado entre os dois vencedores, cabendo 600.000 € a cada um. Para além de Linus Torvalds, foi ainda distinguido o Dr. Shinya Yamanaka, pelo contributo para o trabalho de investigação em células estaminais.

Fonte:ESOP
http://www.technologyacademy.fi/blog/2012/06/13/press-release/