Pessoalmente, já não afiguro o meu dia-a-dia sem utilizar a Internet: recorrer ao e-mail, pesquisar no Google, actualizar as redes sociais e trocar dois dedos de conversa no MSN ou Skype. Quero estar contactável de diversas formas e permanentemente - tanto no computador fixo, como no portátil ou no telemóvel.
Ao fazer todas estas tarefas rotineiras nem me apercebo de que estou a pôr em prática o príncipio-base da Web 2.0. - a utilização da web como uma plataforma e o aproveitamento da inteligência colectiva - mediante aplicativos que geram efeitos de rede entre os seus utilizadores.
Mas antes de surgir a Web 2.0. existiu a Web 1.0. Qual a diferença entre ambas? Segundo Filipe Carrera, no seu livro "Marketing Digital na Versão 2.0." eis as grandes diferenças:
A Web deixou de ser uma plataforma de comunicação unidireccional, para passar a ser um espaço por excelência de partilha e colaboração.
Mas... e depois da Web 2.0.? Para onde caminhamos? O que se afigura? A verdade é que já se discutem as tendências da Web 3.0. e até da Web 4.0. Mas sobre isso falaremos num próximo artigo.
Paula Braz
referências consultadas: wikipédia, "Marketing Digital na verão 2.0." - Filipe Carrera
Sem comentários:
Enviar um comentário