Procuro estar atenta às tendências e, como tal, não me tem passado despercebido o paradigma das redes sociais na internet.
Penso que o conceito faz parte do senso comum da maioria, sendo brevemente definido como relações comunicacionais estabelecidas entre indivíduos mediante um computador. Estas relações à distância são dinamizadas em "espaços virtuais" tão falados em conversas de café - Hi5, facebook, twitter, myspace, flickr, são alguns dos exemplos.
Mas nada como falar de números para compreender a real pertinência das redes sociais na internet: cerca de 65% dos utilizadores de internet em todo o mundo fazem parte de uma rede online - o que representa cerca de 700 milhões de indivíduos, com idade superior a 15 anos (dados comScore). Os números falam por si, e fazem compreender porque é que estas estão a transpor a esfera pessoal, passando a ser instrumentos de comunicação das empresas e, até, na política. É o caso das campanhas legislativas deste ano, as quais ficaram marcadas pelo recurso a estas redes como meio de contactar virtualmente com o eleitorado.
É caso para dizer que o conceito de redes sociais na internet não se vai ficar por aqui - revolucionou já a forma de comunicar e tudo leva a crer que continuará a ganhar adeptos.
Paula Braz
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