14 de dezembro de 2012

Como a presença online pode apoiar a internacionalização do meu negócio ou - porque devo mesmo preocupar-me com a presença online do meu negócio?


“Today you are not behind your competition. You are not behind the technology. You are behind your consumer.”
Rishad Tobaccowala, Chief Strategy & Innovation Officer , VivaKi


A ACL está a levar a cabo uma iniciativa apelidada de Boas Práticas à Sexta-feira. O tema de hoje: A presença online pode apoiar a internacionalização do meu negócio?

Disso acabou por ter muito pouco, ainda que por pouco, não se deva entender inútil. Entretanto, ficaram três reflexões que todos conhecemos e esquecemos porque são verdades desconfortáveis:

1. Crisis is business as usual.
Todos os gestores deviam olhar para os negócios como se estivessem permanentemente a ser desafiados pela proximidade da sua extinção...

2. O modelo tradicional de marketing foi destruído.
No novo modelo o cliente-consumidor procura validar online toda a informação, o que inclui, logicamente validar a nossa reputação.

3. Os clientes sabem sempre mais do que nós. 
Enquanto consumidores interessados em usufruir do melhor negócio possível eles têm tanta informação quanto a que quiserem. E isto porque a informação está disponível como nunca esteve antes(!), o que torna legítimo que não se limitem a ouvir o que temos a dizer sobre o que fazemos – hoje os clientes vão além disso: procuram sobre nós, comentam-nos e provavelmente conhecem melhor do que nós todas as alternativas e todos os motivos para não escolherem o nosso produto.

Reflexões para o fim de semana...

-- Filipa Oitavén

Sem comentários:

Enviar um comentário