“Today you are not behind your competition. You are not behind the technology. You are behind your consumer.”
Rishad Tobaccowala, Chief Strategy & Innovation Officer , VivaKi
A ACL está a levar a cabo uma
iniciativa apelidada de Boas Práticas à Sexta-feira. O tema de
hoje: A presença online pode apoiar a internacionalização do meu
negócio?
Disso acabou por ter muito pouco, ainda
que por pouco, não se deva entender inútil. Entretanto, ficaram
três reflexões que todos conhecemos e esquecemos porque são
verdades desconfortáveis:
1. Crisis is business as usual.
Todos os gestores deviam olhar para os
negócios como se estivessem permanentemente a ser desafiados pela
proximidade da sua extinção...
2. O modelo tradicional de marketing
foi destruído.
No novo modelo o cliente-consumidor
procura validar online toda a informação, o que inclui, logicamente
validar a nossa reputação.
3. Os clientes sabem sempre mais do que
nós.
Enquanto consumidores interessados em
usufruir do melhor negócio possível eles têm tanta informação
quanto a que quiserem. E isto porque a informação está disponível como nunca esteve
antes(!), o que torna legítimo que não se limitem a ouvir o que temos a dizer
sobre o que fazemos – hoje os clientes vão além disso: procuram sobre
nós, comentam-nos e provavelmente conhecem melhor do que nós todas as
alternativas e todos os motivos para não escolherem o nosso produto.
Reflexões para o fim de semana...
-- Filipa Oitavén
-- Filipa Oitavén
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