Sucesso e rigor são apenas algumas das metas que a Open Solutions se preocupa em alcançar, sempre que desenvolve uma solução para um cliente. Muito para além do retorno monetário, a satisfação do cliente é o mais importante.
De forma a chegar ao fim do desenvolvimento de um software e alcançar todos estes objectivos, torna-se necessário seguir um conjunto de etapas, onde “pequenos” aspectos como a usabilidade e o GUI (Graphic User Interface) são cruciais.
O desenvolvimento de um software é composto por seis fases:
Análise de Requisitos
Modelação
Desenvolvimento
Testes
Implementação
Formação
Cada uma destas fases tem uma importância crucial, pois só respeitando e cumprindo cada uma delas é possível chegar a um resultado final igual ou superior aquele que foi determinado inicialmente.
Mas, apesar de podermos definir estas seis fases, nem tudo é “pura ciência”. É fundamental um constante acompanhamento por parte do cliente, e um refinamento de cada fase ao longo de todo este processo. Só assim será possível corresponder o mais fielmente possível às suas expectativas.
Em suma, mais do que uma relação entre empresa e cliente, é necessário criar uma relação de parceria em cada projecto. Esta é sem dúvida a filosofia da Open Solutions - envolver-se com o cliente e colaborar com ele como se de um verdadeiro parceiro se tratasse.
Pedro Faustino