O
papel tem tendência a desaparecer, pois cada vez mais a documentação
é digital.
A
questão é - como organizar e disponibilizar a informação
relevante a todos os intervenientes?
Sabemos
que nas organizações existe arquivos de texto, relatórios,
correspondência recebida por diferentes meios: fax e correio. A
tendência destes é gerar mais e mais documentos, e com isso surge:
informação perdida, várias versões, custos com o arquivo físico
de documentos e cópias.
A
utilização da informação em suporte digital emerge para combater
essas falhas, permite, armazenar, disponibilizar, pesquisar e gerir
toda a informação que uma empresa produz. Todas as organizações
precisam de uma ferramenta que as ajude a gerir a documentação.
Pois, uma boa gestão dos documentos é um factor de eficiência!
Reduz
ainda o tempo de procura e localização dos documentos, permite uma
maior segurança no acesso à informação, através de mecanismos
que controlam o acesso aos dados. Minimiza custos, tempo e cópias.
Vantagens:
- Possibilidade de recuperação da informação (backup)
- Redução da probabilidade de extravio de documentos
- Web based, pode aceder a partir de qualquer lugar
- Informação acessível a vários utilizadores simultaneamente
Conceitos Fundamentais da Gestão Documental:
- Workflow (circuito documental): processos que são repetidos consecutivamente na organização e que possuem documentos e intervenientes associados a cada uma das fases.
- Metadados (informação sobre os dados): conjunto de elementos informativos sobre o documento (autor, título, descrição, código, data de criação).
- Rastreabilidade: possibilidade de saber o histórico do documento (controlo de versões, estado da tarefa, quem efectuou alterações ao documento).
Saiba mais aqui: http://www.opensolutions.pt/organizar/gestao-documental/
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