6 de julho de 2012

Linus Torvald galardoado com o Prémio de Tecnologia do Milénio 2012


A Academia de Tecnologia da Finlândia reconhece em 2012 a importância do trabalho desenvolvido por Linus Torvald nos últimos 20 anos em software Open Source, através da criação do Kernel Linux e pelo impacto desta no desenvolvimento do software partilhado e da acessibilidade à web.

Este prémio bienal foi criado em 2004 e galardoou em edições anteriores personalidades como Sir Tim Berners-Lee, inventor da World Wide Web ou Michael Grätel pelo seu trabalho no desenvolvimento de células fotovoltaicas para a produção de energia renovável a baixo custo.

Apesar deste ser um evento relativamente recente, é um dos mais importantes, a seguir ao prémio Turing (considerado o Nobel das Tecnologias). O objectivo deste é distinguir acções cuja inovação não só tiveram um impacto significativo na vida actual das pessoas como também considerar o potencial e a relevância no desenvolvimento futuro da humanidade. As personalidades escolhidas e o valor pecuniário entregue, reforçam ainda a importância deste prémio.

Este ano, pela primeira vez em 8 anos na história do galardão, foram entregues dois prémios pelo presidente da República Finlandesa, Sauli Niinistö, e o valor do fundo disponível para este fim foi partilhado entre os dois vencedores, cabendo 600.000 € a cada um. Para além de Linus Torvalds, foi ainda distinguido o Dr. Shinya Yamanaka, pelo contributo para o trabalho de investigação em células estaminais.

Fonte:ESOP
http://www.technologyacademy.fi/blog/2012/06/13/press-release/

Sem comentários:

Enviar um comentário