25 de janeiro de 2013

A razão de ser da palavra open




A tecnologia open source está a ganhar terreno e a tornar-se mais importante a cada ano. Cada vez mais pessoas que adoram tecnologia proeficiente preferem software open source!

Isto, por sua vez, tem facilitado o aparecimento de novos websites que caracterizam e descrevem o código fonte de programas à disposição dos utilizadores. Na sua generalidade, este conceito de abertura tornou-se de tal forma generalizado que já não prescindimos dele: assumimo-lo em muitos aspectos da nossa vida e os negócios não são excepção.

Em ordem a prosperar, as empresas têm de cumprir as normas e as tendências mais actuais. Dito de outra forma, não será de estranhar que as empresas que operam com código aberto tenham realmente mais hipóteses de sucesso do que os seus rivais, que escondem o código e as origens.

Na Open Solutions acreditamos no open source a vários níveis. Aqui segue uma reflexão sobre os nossos princípios fundamentais, inspirados do original de Alexander Mitnikov.


Fraternidade horizontal

Uma base comum de conhecimentos tornou-se um símbolo da abertura entre os vários departamentos da Open Solutions e criou um sentimento de unidade, independentemente do departamento representado por cada funcionário ou do tempo que eles trabalham em conjunto.
Temos aberto a empresa para programadores novatos mas talentosos. A transparência do sistema tornou o processo de formação de novos especialistas num pedaço do bolo. O resultado? Cada recém-chegado sentir-se à vontade instantaneamente.


Igualdade vertical

Achamos que um dos problemas internos mais infelizes com que as empresas lidam hoje é a falta de comunicação entre os gestores de topo e os trabalhadores.
Na Open Solutions orgulhamo-nos de ter um espaço de discussão onde todos podem participar e expressar a sua própria opinião sobre qualquer coisa, desde questões sérias como o diálogo aberto com um CEO para questões triviais.


O código fonte interessa mesmo!

Atingir um certo nível de colaboração interna é essencial para melhorar o desempenho geral de uma empresa, mas o problema é que isso não nos torna 'abertos' em relação ao nosso público primário. Um dos meios mais fundamentais e eficazes de estabelecer a adesão ao open source é a de revelar o código fonte ao público.
Oferecer a oportunidade ao cliente de poder gerir o código fonte do seu produto tem provado ser um estímulo para parcerias duradouras.


Sobretudo, procuramos não esquecer que a palavra open no open source não está lá por acaso!

Sem comentários:

Enviar um comentário