1 de outubro de 2012

Há uma revolução na gestão de projectos

"Pensa-se hoje na revolução, não como maneira de se solucionarem problemas postos pela actualidade, mas como um milagre que nos dispensa de resolver problemas." (Simone Weil)

Vemos a gestão de um projecto como um esforço pontual na direcção de um resultado ambicionado: pensamos que deve ser cuidadosamente planeada para ser bem sucedida. Mas também pensamos que esta gestão não precisa de ser um processo complexo e, por isso, estamos empenhados em levar até si uma excelente solução para a gestão diária de tarefas e pessoas: o LibrePlan.

Foi pensado e desenhado na Galiza, com um objectivo muito específico: gerir os projectos das empresas do sector Naval. O sucesso foi de tal forma que, agora se estende a todos os sectores e áreas de negócio.

Porque preciso de uma ferramenta para gerir os meus projectos?
  • Gerir recursos. Configurar os recursos que tem disponíveis: associar recursos a utilizadores, atribuir-lhes skills e configurar calendários para distribuir tarefas segundo a proficiência de cada um.
  • Planear. Criar um projecto e representá-lo de forma gráfica e intuitiva: definir actividades e tempos para elas, alocar recursos, poupar tempo na construção de projectos a partir de templates e tarefas pré-existentes.
  • Monitorizar e controlar. Monitorizar e adaptar os seus projectos de forma natural e integrada.
  • Seguir os dados. Mensurar o progresso e calcular os custos associados a ele e seguir o número de horas despendidas, através de folhas de controlo mensais.
  • Conectar. Partilhar a informação entre as diferentes ferramentas da empresa facilmente.
 
As cinco razões que fazem do LibrePlan o gestor de projectos que vai revolucionar a forma como trabalha:

1. Solução open source
O LibrePlan é software livre e altamente customizável.

2. Colaborativo e web based
Toda a equipa é parte do planeamento do projecto e deve ter acesso a ele. Com o LibrePlan este acesso pode ser feito a partir de qualquer lugar. Além disso, o processo funciona por permissões e é possível configurar papéis aos utilizadores consoante a sua posição na empresa. 

3. Colaborar com outras empresas
As empresas não estão isoladas umas das outras. Muitas vezes colaboram entre si para entregarem um projecto a tempo. O LibrePlan permite partilhar planos entre empresas. 

4. Planeamento em tempo real
Conhecer o estado diário da execução de cada projecto é uma preocupação do gestor. O LibrePlan permite seguir toda a informação sobre os projectos em tempo real e menos esforço. Esta é uma melhoria significativa, face às tradicionais ferramentas de gestão de projectos, nas quais toda a distribuição do trabalho está centrada o gestor, que tem de perder tempo a inserir informação continuamente. 

5. Foco em todos os projectos
É um erro considerar os projectos isoladamente: existem dependências entre eles, nem que sejam os recursos alocados a vários projectos ao mesmo tempo. O LibrePlan foi desenhado tendo em conta a gestão da empresa como um todo.

E, ainda um conjunto de características:
  • Antecipar os prazos e terminar os projectos dentro do prazo.
  • Saber se os recursos internos são suficientes ou se é preciso contratá-los externamente.
  • Acompanhar o tempo que os seus colaboradores podem dedicar a cada projecto e contemplá-lo no planeamento.
  • Saber quanto custam os seus projectos.
  • Garantir a qualidade.
  • Mensurar o progresso e adaptar o planeamento até ao final da execução do projecto.
    E muitas mais ... Consulte-nos!


- Filipa Oitavén

Sem comentários:

Enviar um comentário