14 de setembro de 2012

Um triunfador é muito mais que um trabalhador: é um obcecado

Ter uma estante cheia de livros sobre gestão de negócios, marketing, estratégias e ideias, às vezes, a meio do dia, resulta nisto:

Aquele que é todo amarelo, chama logo a atenção. Chama-se "Pensa, é grátis" - Joaquín Lorente tem a pretensão de nos dar "84 ideias práticas para dinamizar o talento". Seguimos para uma página aberta pelo acaso...


Um triunfador é muito mais que um trabalhador: é um obcecado

"O triunfador é aquele que consegue um grande reconhecimento social porque faz algo admirável que é impossível de igualar para a maior parte das pessoas.

Desde a infância ou adolescência, o triunfador é um ser que vive intensamente apaixonado por aquilo que mais lhe interessa. É um anão em tamanho e um gigante em obsessão. E, graças a essa obsessão, procura, absorve e integra no seu cérebro uma qualidade e quantidade de informação e desejo que para outros não tem especial importância. A sua vontade de entender e ser multiplicam e estimulam a sua existência.

Quando o anão cresce, se desfrutou em tenra idade o sabor do reconhecimento e o alimentou com nova energia, normalmente o seu progresso é imparável. E o seu desenvolvimento tem características muito concretas, que se podem resumir neste póquer de ases:

A. É tremendamente exigente consigo próprio e, consequentemente, com quem o rodeia.

AA. É um perfeccionista compulsivo que despreza a mediocridade e a falta de interesse.

AAA. É capaz de ver, controlar e impulsionar todas as frentes que de alguma forma podem determinar o seu triunfo.

AAAA. O grau de exigência para consigo próprio leva-o a ter a atitude de pensar que cada coisa e cada dia serão os mais importantes da sua vida.

AAAAA. Quando triunfa é minimamente consciente do que vai conseguindo; assim, nunca dorme sobre os louros.

(...)"

Joaquín, não é que nos deixas realmente a pensar?


- Filipa Oitavén

Sem comentários:

Enviar um comentário