5 de novembro de 2012

Elástica e ágil? Desmistificar as vantagens da Cloud

-->
A ordem natural das coisas, à medida que as empresas crescem, é aumentarem os gastos com softwares e outras tecnologias da informação, associados aos gastos com infraestrutura e recursos humanos para gerir e oferecer a manutenção a essas infraestruturas. A opção Cloud abre as portas a uma nova ordem:

Ao contratar um hardware, software ou plataforma na cloud, o utilizador não faz qualquer investimento inicial em infraestrutura ou licenças, as quais são totalmente geridas pelo fornecedor do serviço. De igual forma, todo o processo de manutenção e actualização das soluções fica sob a responsabilidade do fornecedor. O cliente paga apenas um valor mensal pela utilização dos recursos contratados.
Vantagem 1: Controlo de custos 

A cloud é elástica. O conceito de cloud permite que ao utilizador aumentar ou reduzir a quantidade de recursos contratados, de forma simples, sem a necessidade de alterar os termos do contrato. Esta possibilidade é ainda mais atraente para empresas que trabalham em negócios com picos sazonais.
Vantagem 2: opções escaláveis de armazenamento 

A cloud trás agilidade. Para novos projectos, que exijam uma rápida implementação, a cloud computing torna-se uma solução muito atractiva. Isso porque, em pouquíssimo tempo, é possível reunir a infraestrutura necessária para por em andamento um novo projecto, sem preocupações com a compra de hardware e software, implementação e manutenção.
Vantagem 3: Facilidade de implementação = rapidez para por 'tudo a funcionar'. 

Ao transferir a responsabilidade pela manutenção de parte dos recursos de tecnologia para os fornecedores de cloud computing, as equipas de TI conseguem ver-se libertas de actividades burocráticas e que consomem tempo, para se dedicarem a projectos estratégicos.
Vantagem 4: Simplificação na gestão de TI = mais tempo para dedicar ao negócio

Os serviços na cloud são acessíveis pela internet e permitem que os utilizadores utilizem os recursos de TI em qualquer lugar. Isto é especialmente interessante para empresas que têm profissionais dispersos geograficamente ou que passam muito tempo fora do escritório.
Vantagem 5: Facilidade de acesso remoto

Uma das pressões cada vez mais frequentes na área de TI é a redução de custos. E os data centers, especificamente, são uma importante fonte de despesas. Assim, ao transferir os serviços para a cloud, é possível cortar nos gastos com a energia e a manutenção dos centros de processamento de dados. Por outro lado, é uma escolha que constrói uma política de TIC mais ecológica.
Vantagem 6: Economia de energia

Consulte-nos para estudarmos em conjunto a forma como a Cloud pode concretizar estas vantagens no seu negócio. e-mail | facebook | 210 360 370


- Filipa Oitavén 

Sem comentários:

Enviar um comentário