9 de junho de 2014

Gestão documental? Diga adeus ao papel!


O papel tem tendência a desaparecer, pois cada vez mais a documentação é digital.
A questão é - como organizar e disponibilizar a informação relevante a todos os intervenientes?

Sabemos que nas organizações existe arquivos de texto, relatórios, correspondência recebida por diferentes meios: fax e correio. A tendência destes é gerar mais e mais documentos, e com isso surge: informação perdida, várias versões, custos com o arquivo físico de documentos e cópias.

A utilização da informação em suporte digital emerge para combater essas falhas, permite, armazenar, disponibilizar, pesquisar e gerir toda a informação que uma empresa produz. Todas as organizações precisam de uma ferramenta que as ajude a gerir a documentação. Pois, uma boa gestão dos documentos é um factor de eficiência!
Reduz ainda o tempo de procura e localização dos documentos, permite uma maior segurança no acesso à informação, através de mecanismos que controlam o acesso aos dados. Minimiza custos, tempo e cópias.

Vantagens:
  • Possibilidade de recuperação da informação (backup)
  • Redução da probabilidade de extravio de documentos
  • Web based, pode aceder a partir de qualquer lugar
  • Informação acessível a vários utilizadores simultaneamente

Conceitos Fundamentais da Gestão Documental: 
  • Workflow (circuito documental): processos que são repetidos consecutivamente na organização e que possuem documentos e intervenientes associados a cada uma das fases.
  • Metadados (informação sobre os dados): conjunto de elementos informativos sobre o documento (autor, título, descrição, código, data de criação).
  • Rastreabilidade: possibilidade de saber o histórico do documento (controlo de versões, estado da tarefa, quem efectuou alterações ao documento).

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